ALTERAÇÕES NAS NORMAS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – NOVAS FERRAMENTAS PARA OS RELACIONAMENTOS

ALTERAÇÕES NAS NORMAS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – NOVAS FERRAMENTAS PARA OS RELACIONAMENTOS

Por Selacia

Tradução: Leti Alba Luna

Somos seres sociais que buscam, naturalmente, nos conectarmos uns com os outros. Desde nossos primeiros momentos, como bebês nos braços de nossas mães, ansiamos por vínculos e interação. 

Avancemos, então, para 2020 com toda essa divisão e diálogos sociais muitas vezes mesquinhos, em que pode parecer bastante desafiador estarmos em contato uns com os outros, como fazíamos antes.

Continue lendo este artigo para ter uma visão geral do dilema vivido por todos em 2020 e de como podemos e devemos encontrar maneiras produtivas de permanecermos engajados.

A tendência do discurso social carregado de emoção começou antes de 2020, em um clima global de agitação social e insatisfação com o estado injusto em que nosso mundo se encontra. Divisão e caos tornaram-se a norma no final dos anos 2010.

Quando 2020 começou, a sociedade global encontrava-se num ponto crucial: madura o suficiente para materializar mega mudanças energizadas por raros alinhamentos planetários, e que não ocorriam há centenas de anos. Tais energias planetárias (que nos impactaram ao longo deste ano e continuarão a impactar) estão iniciando uma série de “fins e começos”, uma vez que esta dinâmica é quântica e está em contraposição à dinâmica linear.

Levando-se em consideração nossa longa jornada até a atual conjuntura, o que se revela é multifacetado e mais vasto que a simples compreensão humana.

Mesmo que não houvesse a pandemia global, teríamos muitos desafios a superar em busca das novas normasA pandemia vem afetando nossas maneiras de interagirmos uns com os outros, e, embora seja temporária, ela nos impulsiona para a auto evolução, de forma muito mais rápida. 

Ao final, perceberemos que tudo isso foi bom; porém, agora, se você for como a maioria dos seres humanos, não parece tão bom assim, afinal, somos criaturas de hábitos e costumes gregários, e acostumamos a nos reunir pessoalmente e compartilhar nossas vidas.

O que está diferente agora, em nossas trocas sociais e compartilhamentos

Antes da pandemia nós nos socializávamos pessoalmente e, a maioria de nós, também de forma online

Conforme nos distanciamos socialmente, nossas interações tornaram-se quase que totalmente virtuais. A própria natureza da partilha online é bem diferente da partilha feita frente a frente, sentado com amigos num almoço. 

Muitas vezes as pessoas expressam sentimentos e palavras online que jamais diriam pessoalmente – e muitas vezes, infelizmente, o compartilhamento virtual pode ser hostil, belicoso ou combativo.

Em meu livro Predictions 2020, escrevi:

“Em 2020, o efeito dominó do discurso social carregado de emoção e muitas vezes combativo, pode testar sua paciência e capacidade de manter a calma. Afinal, muitas pessoas com quem você se envolve estão tendo colapsos emocionais em resposta a eventos mundiais preocupantes.

O que estamos vendo é a mudança das normas que regem nossa comunicação. Os tópicos que antes eram proibidos em uma discussão educada agora ocupam o centro do palco. A mídia social transformou muito a forma como as pessoas interagem online.

Alguns comentários também são anônimos, e isto altera o tom do que as pessoas dizem. Elas podem ficar inflamadas por causa de alguma causa e sentem que precisam opinar sobre ela – ainda que não sejam especialistas no assunto”.

Novas ferramentas para a comunicação interpessoal

É vital descobrirmos novas ferramentas para aplicarmos em nossos relacionamentos interpessoais. 

O auto crescimento é um trabalho interno, mas necessitamos uns dos outros para evoluir. Cada vez que interagimos com outra pessoa temos a oportunidade de aprender algo novo sobre nós mesmos e sobre a vida. 

Cada vez que temos uma conversa significativa com alguém, temos a possibilidade de crescer espiritualmente. Cada vez que nos relacionamos com um estranho e lhe mostramos através de nosso próprio exemplo, como podemos ser gentis, contribuímos para um mundo mais amável.

As mudanças que queremos ver – seja em nossas comunidades ou ao redor de todo o mundo – só podem acontecer quando interagimos efetivamente, através de nossa voz e energia. 

Não devemos ficar de fora e deixar que os outros liderem ou tomem as decisões por nós. Como transformadores divinos, devemos ir além e liderar.

Tomando partido – tendo opiniões

Há algumas semanas atrás pude sentir um cansaço geral acometendo as pessoas – cansaço gerado pelas principais questões sociais ainda não resolvidas e a mencionada tendência à hostilidade online de pessoas que tomam partidos. 

Na ocasião, publiquei o seguinte em minha página no Facebook:

“A comunicação com os outros pode ser desafiadora nestes tempos de discussões sociais combativas. Lembre – se: você tem direito as suas opiniões, assim como os outros também têm. A autocensura das palavras, antes de proferi-las, é essencial. Aplique a autocompaixão e a compaixão pelos outros.

Todos estão lutando para encontrar um significado, para se sentir reconhecidos e descobrir como mudar o mundo. O amor deve fazer parte de todas as coisas – incluindo a comunicação – para criar um mundo baseado no amor”.

Nestes tempos de polaridade, divisão e desconfiança do “outro”, devemos buscar a inocência das crianças que brincam no parquinho: muito novas para ter aprendido a julgar os outros pela aparência, pelo discurso ou pelas crenças. 

Bem dentro de nós existe a habilidade natural para fazer isso, porém, é sempre mais fácil falar do que fazer. A chave é o desejo real de nos comprometermos com essa atitude, a partir da inocência e franqueza que habitam nossos corações.

© Selacia. https://selacia.com/blog

Compartilhe com ética, postando o texto na íntegra e mantendo todos os créditos do Projeto Ascensão Planetária:  http://ascensaoplanetaria.com.br / Youtube = Ascensão Planetária / Instagram = @ascensaoplanetaria / Telegram = Grupo de Estudos / Facebook = Grupo no Facebook

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Leti Alba Luna
Leti Alba Luna

Tudo está sempre certo no universo. Em absolutamente tudo há o propósito divino. Entregue-Se!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *