Cerimônias de Ayahuasca

Cristiane Bomfim

Da Agência Einstein

23/11/2020 11h57

Usado para fins terapêuticos e rituais religiosos, como o Xamanismo e o Santo Daime, o chá de Ayahuasca é famoso pela capacidade de induzir modificações intensas na percepção, emoção e cognição. Isso acontece porque ele é produzido a partir da combinação de ervas amazônicas como o cipó mariri (Banisteriopsis caapi) e a chacrona (Psychotria viridis) que têm em sua composição uma substância chamada dimetiltriptamina, ou DMT. Mas além de delírios, cientistas descobriram que o DMT pode estimular a produção de neurônios.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Complutense de Madri, na Espanha, e publicado na revista científica Translational Psychiatry, da Nature Research, mostrou que o DMT promove não apenas a formação de novos neurônios, mas também a de outras células neurais, como astrócitos e oligodendrócitos, que têm importantes funções no funcionamento do sistema nervoso. Os astrócitos, por exemplo, são responsáveis pela sustentação e nutrição dos neurônios. Já os oligodendrócitos, por sua vez, são responsáveis pela produção da bainha de mielina, que funciona como uma capa isolante de proteção dos neurônios.

A pesquisa, realizada com camundongos, mostrou ainda que a estimulação neurogênica observada após o tratamento com DMT está relacionada a uma melhora no aprendizado espacial e tarefas de memória in vivo. “Nas doenças neurodegenerativas, é a morte de certos tipos de neurônios que causam os sintomas de patologias como Alzheimer e Parkinson. Embora os humanos tenham a capacidade de gerar novas células neuronais, isso depende de vários fatores e nem sempre é possível”, diz o estudo.

Por isso, de acordo com José Ángel Morales, pesquisador do Departamento de Biologia Celular da Universidade Complutense, “a capacidade da dimetiltriptamina de modular a plasticidade cerebral sugere que ela seja uma substância com grande potencial terapêutico para o tratamento de doenças psiquiátricas e neurológicas, incluindo doenças neurodegenerativas”.

Ayahuasca

A Ayahuasca é uma bebida tradicionalmente utilizada para cura espiritual em cerimônias realizadas pelas populações indígenas da Bacia Amazônica. Na década de 1930, começou a ser usada em ambientes religiosos de pequenos centros urbanos brasileiros, alcançando cidades na década de 1980 e se expandindo para várias outras partes do mundo. No Brasil, a ayahuasca tem um status legal para uso ritual desde 1987.

Os efeitos psicológicos agudos da ayahuasca duram cerca de três horas e incluem intensa percepção, cognitiva, emocional e afetiva a mudanças. Embora casos de náuseas, vômitos e diarreia sejam frequentemente relatados, a evidência de montagem aponta para um perfil de segurança positivo da ayahuasca. Por exemplo, a ayahuasca não é viciante e não está associada à psicopatologia, personalidade ou cognitivo de deterioração, promovendo apenas sintomas simpaticomiméticos efeitos.

Nas duas últimas décadas, avaliações de saúde mental de os consumidores de ayahuasca mostraram função cognitiva preservada, aumento do bem-estar, redução da ansiedade e sintomas depressivos quando comparados aos consumidores de não-ayahuasca. Além disso, um recente estudo observou que uma dose única de ayahuasca aumentava capacidades relacionadas à atenção plena e a meditação práticas tem sido associada a efeitos antidepressivos.

Uso da Ayahuasca é seguro e eficaz no tratamento da depressão?

Pesquisadores brasileiros conseguiram demonstrar os benefícios da ayahuasca em pacientes com depressão. Os resultados foram publicados em março deste ano no periódico Psychological Medicine.

Embora estudos anteriores já tenham apontado para esse resultado, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade de São Paulo (USP) obtiveram êxito em mostrar os benefícios do chá chamado ayahuasca em um estudo duplo-cego randomizado e controlado com placebo.

Quero participar de uma Cerimônia de Ayahuasca

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Sou inscrita no seu canal,conheci através da Live do Luciano Cesa
    Gratidão por vc ser Luz no planeta Gaia; Namastê 🙏🏻

  2. Gostaria de saber se algum problema de saúde, contra indica o uso da Ayohasca. Faço uso do anti-convulsivante Amato, devido crises convulsivas não epileticas.

  3. Boa tarde,gostaria de saber os valores e agendas das cerimônias até o final de ano, pois pretendemos nós programar aqui para irmos..
    Gratidão🙏

  4. Gratidão por me esclarecer tantas dúvidas,obrigada por tantos ensinamentos
    Gostaria de saber sobre agendamento para a ayahuasca
    Qual valor.
    Desde já gratidão

  5. Já fiz a cura quântica! Queria fazer mais essa cura das florestas a medicina ayahuaska! Tenho diabete! Tem problema? A minha esposa quer participar também.

  6. Boa Tarde Gleidson.
    Eu sou Mariza Escobar spr tive o prazer de estudar e saber td que desconheço.
    Tenho motivos pessoais e espirituais para desvendar o meu véu .
    Já quis fazer aqui em Bauru mas desisti.Sinto energeticamente em vc .
    Vou me inscrever a gente vai se falando .Bjs de Luz no seu coração

  7. Consagrei a Ayahuasca com vcs no último dia 31/05 e foi uma experiência única e um verdadeiro divisor de águas na minha vida. Recebi muitas curas e transformações. Sou pura gratidão e aguardo outra oportunidade para continuar meu processo de transformação. Gratidão imensa. Estamos juntos até depois do final! Namastê

  8. Adorei esse conhecimento, achei muito importante e por isso antes de me inscrever preciso saber o preço do curso e do produto para o chá.

  9. Quero muito participar, a muito tempo q estou procurando um lugar ideal. Parece q agora encontei. Gostaria de saber o endereço desre novo local. Gratidão

  10. Será minha 3 primeira vez…quanto aprendizado…quanta informação…como disse nosso querido Rex Thomas-uma vivência de Ayuaska equivale a 1000 terapias!!!bem isto…gratidão querido Gleidson de Paula por ter sido à senha que me levou à essa família maravilhosa da Ascenção Planetâria !!!!

  11. Uma pergunta. O ritual é feito na cidade onde moro ou fora da cidade onde moro?

  12. Boa tarde!!
    Gostaria de saber o local da realização bem como os dias( agenda) até o fim de ano para me programar!!! Gratidão 🙏😊🙏😊

  13. Assim como os demais, gostaria de saber da agenda e preço. Fiquei sabendo que as vezes é em São Roque que não é muito longe daqui (Boituva) Já participei (outros) mas como acompanho o Gleidson, estou sentindo esse chamado! Gratidão. Meu contato; lenira.salles@hotmail.com

  14. Boa noite ,estou seguindo no YouTube ,todos o vídeos ,comentei com minha filha e ela quer muito fazer ,gostaria de saber (preço)uma troca de energias e o local ,,, gratidão e que Deus derrame muitas bençãos ,para vc realizar esses tratamentos , gratidão 🙏

  15. Conheci vcs através de vários canais. Fiquei muito feliz, pois tenho sentido um mover dentro de mim ” falo que é um reboliço”que não sei explicar. Sei que preciso fazer algo. Comecei fazendo curso de Reike, fiz Radestesia e sigo na caminhada. Espero encontrar mais respostas e ajuda dos mestres.

  16. Olá!! Salvem.. Gostaria de saber se há contra indicação para quem teve síndrome pânico e depressão e usa medicação? Grata a vcs

  17. Por favor podem ajudar minha mãe e meu irmão ambos vivem numa escuridão terrível sem nenhuma luz mesmo , eu sou seguidora do canal e queria ajuda Los, eles estão em Brasília por favor ajudem e um caso desesperador…. pelo amor de Cristo, me explica como posso organizar para manda Los até vcs…. gratidão!!

  18. Já participei de 2 cerimonial e posso dizer que é fantástico , muito se tem pra aprender e curar com a madrecita ayoasca, gratidão 🙏

  19. Olá irmãos, há possibilidade de fazer este tratamento com Aywaskar em casa?sou de Belo Horizonte ou uma cidade próxima?

  20. Tive conhecimento de vcs através da live do Luciano, gostaria de saber a programação e valores p a próxima sessão no aguardo

  21. Gostaria de saber agenda, valores. Para me organizar.
    Gratidão , acompanho seu canal já algum tempo. Muita LUZ em vosso coração.
    Deus pai e mãe criador, te abençoe.

  22. Boa tarde conheci vcs através do meu namorado e gostei muito do que ouvir e eu e meu namorado vimos uma nave mas conseguimos identificar e a gente quer participar do evento q vai acontecer em Ibiúna.

  23. Boa tarde conheci vcs através do meu namorado e gostei muito do que ouvir e eu e meu namorado vimos uma nave mas conseguimos identificar e a gente quer participar do evento q vai acontecer em Ibiúna. Tem algum valor pra pagar pra participar desde ja gratidão.